sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Hitchcock





Não estava à espera que gostasse assim tanto deste filme, mas conseguiu-me envolver na história e acabou por me surpreender. "Hitchcock" mostra-nos um período conturbado da carreira de Alfred Hitchcock, o Mestre do Suspense.

Este filme conta-nos como correu a produção de "Psico", filme de 1960 que se tornou no mais controverso filme de Alfred Hitchcock. Para conseguir lançar "Psycho" no cinema, o realizador teve que passar por uma atribulada produção, foi contra todas as expetativas e teve de financiar ele mesmo o filme, mas conseguiu.

A meu ver "Hitchcock" tem uma mensagem, que é ter esperança e nunca desistir, foi isso que em 1960 o realizador de "Psico" fez. "Hitchcock" oferece-nos um excelente desempenho por parte de Anthony Hopkins, que penso que deveria ter sido nomeado ao Óscar de Melhor Ator Principal por este desempenho.

Em primeiro lugar Anthony Hopkins está irreconhecível e muito bem caraterizado, em segundo lugar fez um excelente trabalho. Scarlett Johansson está bem como Janet Leigh e gostei também de ver Toni Collette e Jessica Biel no elenco, já Danny Huston e James D'Arcy deixam um pouco a desejar. Por fim, quem está também muito bem no seu papel é Helen Mirren que dá vida a Alma Reville, esposa de Alfred Hitchcock.

Através de "Hitchcock" conseguimos aprender novas coisas sobre o Mestre do Suspense, a rodagem de "Psico" e sobre algumas das estrelas de Hollywood. Esta história tem também uma forte caraterização da época o que me agradou, também gostei muito última cena.

"Hitchcock" falha em alguns pontos e para mim achei exageradas as cenas em que a personagem de Alfred Hitchcock está a falar com Ed Gein (Michael Wincott), o assassino em que se baseou para o seu "Psico", para mim estas não têm muito nexo.

A suposta ligação amorosa entre Alma e Whit, interpretado por Danny Huston, é também desnecessária e não acrescenta nada ao filme.

"Hitchcock" estreou em Portugal a 07 de fevereiro de 2013 e baseia-se no livro "Alfred Hitchcock and the Making of Psycho", escrito por Stephen Rebello. Este filme está nomeado ao Óscar de Melhor Maquilhagem e Cabelo, espero que ganhe.

"Hitchcock" é um filme de 2012, dirigido por Sacha Gervasi e com argumento de John J. McLaughlin. No elenco podemos contar com Anthony Hopkins, Scarlett Johansson, Helen Mirren, James D'Arcy, Danny Huston, Michael Wincott, Michael Stuhlbarg, Jessica Biel e Toni Collette, entre outros.



4*

4 comentários:

  1. Parabéns Frederico
    Conseguiste a proeza de escrever "Hitchcock" 14 vezes

    ResponderEliminar
  2. Eu só não concordo mesmo é com o facto de tu dizeres que a suposta ligação amorosa de Alma e Whit não acrescenta nada. Claro que acrescenta! É isso que faz Hitch questionar-se sobre maneira como trata a mulher e que se calhar não lhe está a dar o devido valor.
    De resto, 97% de acordo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A meu ver houve uma falha neste ponto, talvez mudasse de ideia se neste ponto houvesse um pouco mais de profundidade.

      Eliminar