segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Uma Outra Educação





"Uma Outra Educação" (título nacional) conta-nos a história de Jenny Mellor (Carey Mulligan), uma excelente aluna que está indecisa entre ir estudar para Oxford ou seguir uma alternativa proposta por um homem mais velho vivendo assim a vida.

Passado num período pós-guerra, o filme oferece-nos uma boa caraterização da época e dos locais onde é passado. A história leva-nos até Londres e Paris, bem caraterizadas e com belas paisagens. Saliento estes aspetos, pois são uma mais-valia ao filme.

Gostei muito da história e pode ser interpretada como uma lição de vida, mostrando bem a passagem da adolescência para a vida adulta. Carey Mulligan é a preciosidade do filme oferecendo-nos um excelente desempenho, que nos mostra bem um lado inocente e desprotegido e um lado maduro e um pouco rebelde. A personagem de Peter Sarsgaard também está bem desempenhada, fazendo um bom par com a protagonista.

O amor não escolhe idades e a química entre Jenny (Mulligan) e David Goldman (Sarsgaard) é bem visível. O filme fez com que torcesse por este casal e quando se deu a grande reviravolta da história fiquei chocado, para mim um dos melhores twists que já vi.

"An Education" (título original) não está perfeito e tem algumas falhas, penso que poderíamos ter descoberto mais de outras personagens como é o caso de Miss Stubs (Olivia Williams). Também gostei da química entre Danny (Dominic Cooper) e Helen (Rosamun Pike), pois o espetador consegue perceber que a relação destas duas pessoas é uma questão de interesse, não demonstrando muito amor e afetos.

Cara Seymor, Matthew Beard e Emma Thompson também têm algum relevo na história. Por fim, queria dizer que gostei muito do desenrolar da história. É um filme que recomendo e agradeço aos canais TVCine terem estado descodificados, dando-me uma hipótese de ver o filme.

"Uma Outra Educação" é baseado nas memórias da jornalista Lynn Barber, foi realizado por Lone Scherfig e tem o seu argumento a cargo de Nick Hornby. É ainda de frisar que foi nomeado a três Óscares: Melhor Filme, Melhor Atriz Principal e Melhor Argumento Adaptado.



4*

2 comentários:

  1. Outro filme do qual gosto muito! Já tinha lido o livro e assim que saiu o filme tive de o ver. Só fiquei com pena de não ver retratadas algumas cenas do livro, mas o filme foca-se apenas numa parte da história: a infância/adolescência. É um filme que apesar de abordar um tema sensível o faz com uma certa ligeireza e a acção decorre de forma muito doce e fluída.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso ainda não li o livro. Eu o filme gostei muito da sua história e do que ele "ensina"... E o elenco está muito bom.

      Eliminar