sexta-feira, 12 de outubro de 2012

(REC) 3 Genesis



A história desenrola-se no casamento de Clara (Leticia Dolera) e Koldo (Diego Martín) que acompanhados da sua família e amigos festejam, mas algo terrível acontece e quem viu os outros filmes percebe que a carnificina está prestes a começar.

A história de "(REC) 3 Genesis", título nacional, por se passar num casamento está mais romântica, por vezes até de mais, mas a essência está lá. O amor que os noivos nutrem um pelo outro é-nos transmitido através da sua luta para se reencontrarem no meio dos convidados, que agora são criaturas monstruosas. O bom disto é que nos prende ao ecrã e torcemos para que Clara e Koldo se voltem a encontrar.

O contraste entre o início do filme em tom festivo e o resto do filme num estilo terror e suspense é notório. "[REC]³: Génesis", título original, está bom mas podia estar melhor. Este filme não está ao mesmo nível dos primeiros, sendo menos bom que esses.

O filme peca por não ter uma ligação forte aos seus antecessores, pois para quem não estiver com atenção não o consegue enquadrar na história de "[REC]" e "[REC] 2". A ligação mais visível aos filmes anteriores é uma mordidela de cão na mão de um personagem e umas frases no diálogo do padre (Xavier Ruano).

Este filme está diferente não só por ser passado noutro sítio mas também por ter abandonado quase totalmente o género found footage, o que nos reduz a capacidade de nos sentirmos no filme. Apesar de não nos sentirmos sempre dentro do filme há algumas, mas poucas, cenas que nos fazem sentir que estamos lá.

Contudo este filme de 2012 continua a ter uma coisa que os outros também tinham, que é sustos. "(REC) 3 Genesis" fez-me saltar várias vezes da cadeira, pois não previmos muitos destes sustos. Os zombies, ou melhor os infetados pelo vírus, estão bem caracterizados e são assustadores.

"(REC) 3 Genesis" é também muito religioso, pois rezando e atirando água benta às criaturas monstruosas pode ser possível conseguirmos sobreviver. Para quem não sabe Génesis é o primeiro livro da Bíblia e tratava a temática da criação do Mundo. No filme génesis, a meu ver, marca o início do caos e dá-nos informações sobre a origem do problema.

Algumas cenas são bem acompanhadas pela música e isso dá-nos a conhecer a banda sonora do filme, que na minha opinião, é boa. "(REC) 3 Genesis" traz-nos algumas cenas de terror que nos fazem rir talvez por serem um bocado parvas ou exageradas e oferece-nos um segmento que mistura perfeitamente terror e ação, que é a cena da motosserra.

O desenrolar do filme sobe de tom, sendo mesmo de cortar a respiração. As últimas cenas fazem-nos suspirar de alívio, mas zás algo acontece. Algumas cenas de terror deste filme são nojentas sendo mais hardcore que os filmes anteriores, outras são completamente exageradas.

"[REC]" e "[REC] 2" foram realizados por Jaume Balagueró e Paco Plaza, mas "(REC) 3 Genesis" é apenas dirigido pelo último. No elenco o destaque principal é para Leticia Dolera e Diego Martín que nos faz sentir química, já no elenco secundário há destaque para Àlex Monner, Ismael Martínez, Xavier Ruano, Emilio Mencheta e Claire Baschet.

Saí do cinema não com uma sensação de desilusão, mas com um pensamento de que podia estar melhor e podiam ter feito mais. Este filme deixa arestas por limar, faltam peças a este puzzle repleto de carnificina e deixa-nos a pensar o que se poderá passar no próximo filme. Ainda bem que tão depressa não vou a casamentos, é o pensamento que fiquei ao ver o filme.



3*

Sem comentários:

Enviar um comentário