terça-feira, 25 de setembro de 2012

Viagem ao Centro da Terra 2: A Ilha Misteriosa





Depois de uns dias de pausa estou de volta com a minha análise ao filme "Viagem ao Centro da Terra 2: A Ilha Misteriosa", título nacional. Tudo começa quando Sean Anderson (Josh Hutcherson) recebe um sinal de socorro codificado vindo de uma misteriosa ilha e decide procurar este local. Mas não vai só, o seu padrasto Hank (Dwayne Johnson) tem de o acompanhar.

Para chegarem ao destino têm de viajar com Gabato (Luis Guzmán), o piloto de helicópteros de Palau que os levará à ilha, e com a sua filha Kailani (Vanessa Hudgens). Várias peripécias acontecem e já na ilha encontram Alexander (Michael Caine), o avô de Sean.

Este é um filme divertido, com uma história engraçada e é sem dúvida um filme para toda a família. Ao bom elenco que o filme nos oferece juntam-se efeitos especiais bem conseguidos, algumas paisagens maravilhosas e algumas cenas cómicas. Apesar de não ter visto o filme em 3D vi-o bem na versão normal, resumindo é um bom filme que serve para nos entreter.

"Journey 2 - The Mysterious Island", título original, é um filme realizado por Brad Peyton e com argumento de Brian e Mark Gunn. No elenco contamos com Josh Hutcherson, Dwayne Johnson, Vanessa Hudgens, Luis Guzmán, Michael Caine e Kristin Davis. Este filme de 2012 foi baseado no livro "A Ilha Misteriosa" escrito por Júlio Verne, pode também ver a crítica a "Viagem ao Centro da Terra" neste blog.



3*

2 comentários:

  1. Ó Frederico Daniel, epá...
    Não chames análises ou criticas de filmes, quando na realidade apenas uma curta frase se pode considerar que é a tua transmissão de opinião pessoal, do que foi visto por ti. E essa frase é apenas esta: "juntam-se efeitos especiais bem conseguidos, algumas paisagens maravilhosas e algumas cenas cómicas." Isto e a classificação que dás por estrelas, é a única parte que é pessoal.
    Quem nunca tiver visto o filme, essa é a unica componente extra pois todo o resto do texto, não difere das imensas informações que se podem encontrar em qualquer lado por serem aquilo a que se chama de sinopses (resumo sugestivo para se ver ou não um filme).
    Análise e critica a um filme não é fazer um mero resumo descritivo do que desfilou no filme.
    Tens de fazer melhor... e noto que apesar de te esforçares, para o leitor não tens avanços nenhuns efectivos no resultado final. Digo-te tudo isto com preocupação... e sem a presunção de me achar superior a ti, que não é esse o meu objectivo mas sim te ajudar um pouco mais no teu caminho "cinéfilo".

    Aconselho-te a desconstruires os teus textos, a segmentá-los até por partes, enquanto adicionas imagens e trailers promocionais.
    Numa fase dar as informações e as sinopses, e depois disso (que é quando o leitor passa a saber qual é o filme e do que se trata, a avançares com aquilo a que te é pessoal e te faz tecer as opiniões que vais argumentar. O texto não tem de ser longo ou curto, tem é de transmitir eficazmente as tuas observações.

    Novamente sem presunção da minha parte, te dou um exemplo de como tenho realizado as minhas criticas. Fica o exemplo da minha última -feita há quase um mês (sim, sou um critico malandrão em termos de posts de critica):
    http://armpauloferreira.blogspot.pt/2012/09/cine-critica-maschi-contro-femmine-2010.html

    Não sou nenhum supra-sumo a escrever criticas (sou auto-didacta até), sei que há bloggers que são superiores a escrever criticas que eu, mas repara que procuro dar uma estrutura formal à critica, nomeadamente para ser bem claro ao leitor do que é minha opinião pessoal e do que é a informação que flutua por aí (os dados sobre um filme).

    Espero que percebas as minhas intenções sobre o teu caso, que se está a tornar um caso demasiado caricato on-line... e acredita que de certa forma preocupa-me até. Mereces o meu respeito, seja de que forma for, caso isso não se altere. :-)

    Por fim, devo acrescentar ainda, e depois de toda esta prosa, que esta é daquelas vezes que um teu artigo e o pouco que dizes sobre o filme, e juntando a classificação dada, até nem estás nada errado.
    Eu também já vi o filme, que é direccionado a um target especifico (os filmes de entretenimento familar com cariz juvenil e sem subversões formais). Neste aspecto, é um filme eficaz, apesar de haver melhores, mas que diverte realmente porque enche o olho. A minha classificação ao "Journey 2": 5/10 (o que em termos de estrelas corresponderia a 2,5 estrelas... mas como recai nas 3 estrelas, ganha 3 (e muito sinceramente sou um anti-estrelas... digo ainda que o primeiro Journey é um pouco melhor, 6/10 [pelo 3D] ou 3 estrelas, embora irrealistico tem bastante mais credibilidade ficcional, onde este J2 não tem nenhuma, mesmo sendo igualmente apatetado...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é um filme divertido, com uma história engraçada e é sem dúvida um filme para toda a família. Ao bom elenco que o filme nos oferece juntam-se efeitos especiais bem conseguidos, algumas paisagens maravilhosas e algumas cenas cómicas.

      Acho que esta parte acima também demonstra um bocado a minha opinião.
      Contudo agradeço imenso o seu comentário e espero melhorar.
      Sobre o filme, tal como disse é mero entretenimento e está para mim ao nível do primeiro.

      Eliminar