sexta-feira, 8 de março de 2013

As Serviçais




Este filme tem uma história excelente e oferece-nos um argumento muito bem conseguido, coerente e com poucas ou quase nenhumas falhas. "As Serviçais" traz-nos uma história sobre a sociedade norte-americana dos anos 60.

Skeeter Phelan (Emma Stone) é o oposto das suas amigas pois ainda é solteira, não tem filhos e pretende lutar pelos seus objetivos, que são seguir jornalismo e escrever livros. Indignada com o conservadorismo no Mississippi e com a maneira como as serviçais são tratatas pelos seus patrões, Skeeter decide escrever um livro no ponto de vista dessas criadas e pede ajuda a duas delas: Aibileen Clark (Viola Davis) e Minny Jackson (Octavia Spencer).

"The Help" aborda um tema delicado, o racismo, de uma maneira simples e quase perfeita, Tate Taylor está de parabéns pelo excelente argumento e pela excelente realização. A sua história faz-nos pensar, obriga-nos olhar para a época em que é passado e para a nossa para vermos as diferenças entre as épocas e é um filme 100% recomendado.

Para além de uma história excelente, esta película oferece-nos um elenco de luxo. Emma Stone está muito bem como a irreverente Skeeter, mas a personagem Aibileen Clark interpretada por Viola Davis é a cereja em cima do bolo. Viola Davis mereceu a nomeação ao Oscar de Melhor Atriz Principal, pois a sua personagem esteve presente em quase todos os momentos cruciais do filme e mesmo quando não a víamos no ecrã tínhamos a sua voz como narradora.

Octavia Spencer também esteve excelente como Minny e mereceu ter ganho o Oscar de Melhor Atriz Principal e oferece-nos uma personagem que apesar de se sentir triste com a vida que leva como criada, é feliz com a sua família e com a sua amiga Aibileen. Uma das cenas mais hilariantes de "As Serviçais" é quando Minny deu uma tarte à sua malvada patroa Hilly Holbrook, desempenhada por Bryce Dallas Howard.

E por falar em Bryce Dallas Howard a atriz esteve excelente como Hilly, que é das personagens mais odiosas do filme. Por outro lado, temos Celia Foote (Jessica Chastain) uma pessoa ingénua mas bondosa para a sua serviçal. Sissy Spacek, Cicely Tyson e Allison Janney também estão bem nos seus papéis, já Anna Camp é quem menos brilha no filme.

"The Help" foi nomeado a quatro Oscars: Melhor Filme, Melhor Atriz Principal para Viola Davis e Melhor Atriz Secundária para Jessica Chastain e Octavia Spencer, que mereceu ter recebido o prémio. Na minha opinião Emma Stone e Bryce Dallas Howard também deveriam ter sido nomeadas, tal como o filme deveria ter uma nomeação no que diz respeito ao argumento.

Também achei excelente a caraterização das personagens e da época, com destaque para excelente guarda-roupa e o uso de canções dos anos 60 para a BSO. Não tenho muito mais a dizer sobre este excelente filme a não ser recomendá-lo, vejam.

"As Serviçais" é um filme de 2011, com argumento e realização de Tate Taylor e é baseado no livro homónimo de Kathryn Stockett. No elenco podemos contar com Emma Stone, Viola Davis, Bryce Dallas Howard, Octavia Spencer, Jessica Chastain, Allison Janney, Anna Camp, Cicely Tyson, Sissy Spacek, Ahna O'Reilly, Eleanor Henry, Emma Henry, Chris Lowell, Mike Vogel, Brian Kerwin, David Oyelowo, Leslie Jordan, Shane McRae, Ted Welch, Aunjanue Ellis e Tiffany Brouwer, entre outros.



5*

8 comentários:

  1. Copiar e Colar é feio!!!!

    ResponderEliminar
  2. Não sei se será copiado. Mau é... aliás por incrível que pareça, este blog tende a piorar de dia para dia.
    A palavra excelente aparece 9 vezes e num paragrafo com 3 linhas a palavra é repetida três vezes.

    Este blog é miserável. Frederico pare por favor de ofender a respeitosa comunidade de bloggers cinéfilos e de ofender sobretudo o CINEMA.

    Não me venha com as tretas do escrevo porque gosto, tento melhorar, faço o meu melhor. O discurso do coitadinho é ainda pior que este blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a sua opinião... Contudo não acabarei com o blog.
      E não é discurso de coitadinho, é a verdade pois a cada dia que passa vou tentando melhorar.
      E concordo consigo, um dos meus grandes defeitos na escrita é ser repetitivo como disse sobre a palavra excelente.

      Eliminar
  3. além da porcaria de filmes que vê, de não saber escrever, o seu maior defeito é mesmo o insistir e enganar-se que "está a melhorar"

    exemplo: isto é um blog de cinema http://apaladewalsh.com/
    agora olhe para o seu e reflicta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim cada um escolhe os filmes que vê, Portugal é um país livre.
      Eu gosto do blog que referiu, mas com este blog não pretendo ser muito profissional, apenas quero falar sobre cinema e dar os meus pontos de vista sobre o que vejo.

      Eliminar
  4. Eu achei este filme dos melhores que vi até aos dias de hoje e esta critica faz juz ao filme.
    E quem disser o contrário é porque não sabe do que fala e nem percebe de cinema como tanto fazem parecer.

    São muito bons a criticar mas estou para ver se fazem melhor...é que ainda não vi nada.

    Bom trabalho Fred

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia... Concordo com o que tu dizes, este é um dos melhores filmes que vi em tempos. E obrigado pelo comentário, a crítica fazer juz ao filme é um grande elogio.

      Eliminar