segunda-feira, 31 de março de 2014

Capitão América: O Primeiro Vingador




"Capitão América: O Primeiro Vingador", título nacional, conta-nos a história de Steve Rogers e de como este passou a ser o super-herói Captain America. Gostei bastante do filme, recomendo.

"Captain America: The First Avenger", título original, é passado nos anos 40 e é interessante pois fala-nos da História dessa época de uma maneira mais ficcionada mas com base nos factos reais.

A primeira metade do filme tem menos ação e é um pouco monótona, mas é essencial para sabermos a história do Capitão América e a História do mundo. Leva-nos aos primórdios do Universo Marvel, ao início das suas aventuras.

Este filme leva-nos à época da Segunda Guerra Mundial e apresenta-nos o Caveira Vermelha, um vilão que a meu ver foi muitíssimo bem interpretado por Hugo Weaving.

Em "Capitão América: O Primeiro Vingador" adorei ver a transformação de Steve Rogers em Captain America e na minha opinião Chris Evans fez um bom trabalho, contudo prefiro o primeiro filme de "Thor" e recomendo também "Os Vingadores".

"Captain America: The First Avenger" ofereceu-me bons momentos de diversão, bons efeitos visuais e sonoros e um argumento forte com uma história da qual gostei bastante. Por outro lado gostava de ver mais da relação de Steve e Peggy, o que vimos foi pouco.

"Capitão América: O Primeiro Vingador", filme de 2011, conta com realização de Joe Johnston e conta com argumento a cargo da dupla Christopher Markus e Stephen McFeely.

No filme "Capitão América: O Primeiro Vingador" podemos contar com Chris Evans, Hayley Atwell, Sebastian Stan, Tommy Lee Jones, Hugo Weaving, Dominic Cooper, Richard Armitage, Stanley Tucci, Toby Jones, Kenneth Choi, Natalie Dormer, David Bradley, Michael Brandon, Neal McDonough e Samuel L. Jackson, entre muitos outros.



4*

quinta-feira, 27 de março de 2014

Cone de Tempo



"Cone de Tempo" (título nacional) é apenas um bom filme, é daqueles que se vê uma vez e que se o revirmos é por mero acaso.

O argumento de "Slipstream" (título original) deveria ser aprimorado, por exemplo poderia ter uma história um pouco mais credível.

Contudo "Cone de Tempo" é ficção científica e muitas vezes a credibilidade não é o essencial, acima de tudo este filme cumpre o essencial.

"Slipstream" tem uma boa mensagem sobre viagens no tempo e os seus prós e contras, que é um dos trunfos deste filme.

A sequência inicial e os créditos iniciais de "Slipstream" são outro trunfo devido a serem esteticamente belos, gostei bastante. Os efeitos visuais e sonoros de "Cone de Tempo" não são dos melhores mas também não são maus, são apenas bons.

As cenas em low-motion são bastante boas e na minha opinião são outra mais-valia neste filme, agradaram-me ainda as piadas britânicas presentes em "Slipstream".

Por outro lado, tantos flashbacks e viagens no tempo fazem com que "Cone de Tempo" se torne repetitivo e um pouco entediante.

"Slipstream" é, filme de 2005, é realizado por David van Eyssen e conta com argumento de Phillip Badger.

"Cone de Tempo" conta no elenco com Sean Astin, Ivana Milicevic, Victoria Bartlett, Kevin Otto e Vinnie Jones, entre muitos outros.



3*

segunda-feira, 24 de março de 2014

O Lago Perfeito



"O Lago Perfeito", título nacional, é deixou-me boquiaberto e chocado devido aos seus acontecimentos e à sua história. Gostei bastante do filme e recomendo vivamente, pois é muito bom.

"Eden Lake", título nacional, deixa os espetadores com os nervos à flor da pele e consegue colocá-los praticamente dentro da história. Este é um filme que é visivelmente bem feito, com terror e gore na dose suficiente e suspense durante a sua maioria.

Contudo o filme tem alguns momentos mais parados e monótonos, quase sem terror ou suspense. Já os clichés, as reviravoltas e os twists foram muitíssimo bem aplicados fazendo com que eu tenha ficado espantado com os desenvolvimentos da história.

Os mais atentos poderão reparar que neste filme a atriz Kelly Reilly está deveras parecida com Inês Castel-Branco, tanto no aspeto físico como na voz.

"O Lago Perfeito" mostra como é que um grupo de jovens pode ser o perigo total, fazendo-nos pensar no atual estado da juventude e adolescência. É, a meu ver, um aviso para a humanidade e uma mensagem para mostrar que nem tudo é tão perfeito como o lago que se dizia perfeito.

"Eden Lake" põe também o espetador quase a gritar e a interagir com a história, querendo avisar principalmente a personagem Jenny de que os perigos estão à espreita como se fôssemos nós a guiá-la e a alertá-la.

"O Lago Perfeito", filme de 2008, conta com argumento e realização de James Watkins. A sequência final do filme deixou-me espantado, o que fez com que ficasse a pensar e a barafustar devido ao sucedido nestas últimas cenas.

"Eden Lake" conta com Michael Fassbender, Kelly Reilly, Tara Ellis, Finn Atkins, Jack O'Connell, Thomas Turgoose, Lorraine Bruce, Bronson Webb e Shaun Dooley, entre outros.



4*

quarta-feira, 12 de março de 2014

Não Tenhas Medo do Escuro



"Não Tenhas Medo do Escuro" (título nacional) cativou-me bastante e é dos poucos filmes de terror que me tiraram o sono ultimamente, recomendo que o vejam pois é bastante bom.

"Don't Be Afraid of the Dark" (título original) ganha pelo suspense, mas peca por ter demasiados clichés. O medo está também presente, sendo acompanhado por uma banda sonora arrepiante.

O terror é pouco, mas "Don't Be Afraid of the Dark" ainda nos oferece alguns sustos. O gore está também presente e a meu ver algumas cenas são bastante arrepiantes, o que é um ponto forte a favor do filme.

"Não Tenhas Medo do Escuro" traz um elenco conhecido que fez um bom trabalho, principalmente Katie Holmes e Bailee Madison que nos oferecem uma boa química enquanto contracenam juntas.

Já Guy Pearce teve um desempenho que nem aqueceu nem arrefeceu, a meu ver foi quem menos se destacou no núcleo de protagonistas. Apesar de a personagem de Katie Holmes estar bem construída, gostava que em "Don't Be Afraid of the Dark" tivessem aprofundado mais acerca desta.

"Não Tenhas Medo do Escuro" teve bons twists e uma cena final que nos deixou ficar a pensar, certamente que o irei rever no futuro.

"Don't Be Afraid of the Dark", filme de 2010, foi realizado por Troy Nixey e conta com argumento de Guillermo del Toro e Matthew Robbins.

Em "Não Tenhas Medo do Escuro" podemos contar no elenco com Bailee Madison, Katie Holmes, Guy Pearce, Garry McDonald, Alan Dale, Julia Blake, Edwina Ritchard, James Mackay e Jack Thompson, entre outros.

)

4*

sexta-feira, 7 de março de 2014

2012



Para muitos "2012" é apenas outro filme catástrofe na carreira do seu realizador Roland Emmerich ("Ataque ao Poder"), mas para mim é um dos melhores filmes neste género cinematográfico. Ação arrebatadora, excelentes efeitos visuais e sonoros, um argumento coerente, uma história deveras cativante e nervos à flor da pele são os ingredientes deste épico blockbuster.

Tenho pena de não terem feito o filme em 3D pois adoro 3D, contudo adorei tê-lo visto no grande ecrã no ano em que estreou. Agora que Portugal tem IMAX era bastante agradável se "2012" fosse reposto nos cinemas, fica aqui a minha sugestão.

"2012" é deveras ficcional e os seus protagonistas têm bastante sorte, pois quase nem um arranhão tiveram com as catástrofes do fim do mundo tal como o conhecemos. Tem muita ficção científica, mas tem também alguns pontos realistas e críticas à sociedade: A criação das arcas para a elite é um exemplo, fazendo-me lembrar em parte o filme "Elysium".

O argumento é coerente e gostei bastante do que fizeram para explicar as causas do provável fim do mundo que iria ser a 21 de dezembro de 2012, as cenas iniciais são a meu ver muito interessantes e são o prólogo deste excelente filme.

"2012" está, no meu ponto de vista, dividido em três partes: O início da história remete-se aos acontecimentos antes de o mundo acabar que é quando se descobre que o Apocalipse pode acontecer, o meio do filme é o fim do mundo em si e todas as catástrofes provenientes desse acontecimento e as cenas finais são referentes ao Novo Mundo e pós-apocalipse.

Os efeitos visuais e sonoros são a melhor coisa do filme, a destruição de Los Angeles tira o fôlego ao espetador e parece que estamos a viver o fim do mundo ao lado dos personagens... Adorei! A cena do suicídio coletivo no México e a destruição do Cristo Redentor no Brasil são bastante realistas, arrepiei-me com elas.

A sequência passada na Europa foi também bastante conseguida, mas tenho pena que Roland Emmerich não se tenha lembrado de ter inserido em "2012" o nosso Portugal à beira-mar plantado. Uma coisa é certa o mundo não acabou em 2012, mas este filme ficou para a história e adoro-o.

Os personagens de que mais gostei foram Charlie Frost (Woody Harrelson) por ter trazido alguns momentos mais loucos e um pouco hilariantes à história, Adrian Helmsley (Chiwetel Ejiofor) por ter sido um dos heróis do filme e Jackson Curtis (John Cusack) por ter sobrevivido a várias peripécias durante todo o filme.

"2012", filme de 2009, conta com realização de Roland Emmerich que está também a cargo do argumento ao lado de Harald Kloser. Recomendo a 100% que vejam esta película e apreciem a sua história, os seus efeitos visuais e a sua épica banda sonora.

Em "2012" podemos contar com John Cusack, Amanda Peet, Chiwetel Ejiofor, Thandie Newton, Oliver Platt, Tom McCarthy, Woody Harrelson, Danny Glover, Liam James, Morgan Lily, Zlatko Buric, Beatrice Rosen, Alexandre Haussmann, Philippe Haussmann, Johann Urb, Patrick Bauchau, Karin Konoval, Kinua McWatt, Jimi Mistry, John Billingsley, Chin Han, Osric Chau, Tseng Chang, Lisa Lu, Blu Mankuma, Paul Tryl, Ryan McDonald, George Segal e Stephen McHattie, entre outros.



5*