sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Uns Espartanos do Pior





A maior parte das pessoas repudia este género de filmes de comédia inserido no subgénero da paródia, mas "Uns Espartanos do Pior" (título português) dá para passar um bom serão de comédia, tem cenas hilariantes e tem Carmen Electra no elenco. Contudo tem falhas e por vezes torna-se estúpido.

"Uns Espartanos do Pior" através de Leonidas (Sean Maguire) conta-nos uma história em jeito de paródia do filme "300", mas também faz piadas a celebridades como Britney Spears, Angelina Jolie e Brad Pitt, passando pelos jurados de "American Idol" e "America's Next Top Model". A cena mais hilariante é a do poço da morte, só rir.

O argumento e a realização de "Meet the Spartans" (título original) estão a cargo de Jason Friederg e Aaron Seltzer, e no elenco podemos ver Sean Maguire, Carmen Electra, Jim Piddock, Nicole Parker, Hunter Clary, Kevin Davitian, Diedrich Bader, Method Man, Jareb Dauplaise, Kevin Sorbo e Travis Van Winkle, entre outros.

"Uns Espartanos do Pior", filme de 2008, tem piada. Algumas piadas são estúpidas e/ou secas, mas há sempre algumas assim neste tipo de filmes. Resumindo é um filme divertido. Para quem vir este filme não se esqueça de ver os créditos finais, pois tem algumas cenas extras hilariantes.



3*

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O Cavaleiro das Trevas





Muitos dizem que as sequelas não conseguem superar os originais, mas para mim "O Cavaleiro das Trevas" (título nacional) superou o primeiro filme "Batman - O Início". Este filme está repleto de ação, tem um herói justiceiro e oferece-nos um excelente vilão.

Neste filme Batman (Christian Bale) tenciona acabar com todas as organizações criminosas que ainda controlam Gotham e que causam o caos na cidade. Tudo parece correr bem até que aparece Joker (Heath Ledger), o criminoso que faz frente ao cavaleiro das trevas.

"The Dark Night" (título original) é um filme de 2008, realizado por Christopher Nolan e tem o seu argumento a cargo de Jonathan Nolan, Christopher Nolan e David S Goyer. No elenco podemos contar com Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Michael Caine, Maggie Gyllenhaal, Gary Oldman, Morgan Freeman, Monique Gabriela Curnen, Cillian Murphy, Chin Han, Melinda McGraw, entre outros.

O ponto forte de "O Cavaleiro das Trevas" é sem dúvida Heath Ledger que interpreta magistralmente o vilão Joker, uma personagem intrigante e arrepiante. Joker é assustador, medonho e é um inimigo à altura de Batman, capaz de lhe fazer frente. Ledger mereceu o Óscar de Melhor Ator Secundário pois está brilhante neste papel, a voz  de Joker é tremenda, os trejeitos que o ator faz são marcas do personagem e para mim é um dos melhores vilões da história do cinema. E Joker conseguiu provar uma coisa, que até os bons podem sucumbir para o lado menos bom.

Maggie Gyllenhaal substituiu Katie Holmes no papel de Rachel, a troca das atrizes é notada e sempre que num filme se muda o elenco há pormenores que conseguimos ver. Mas o positivo é que Holmes e Gyllenhaal são parecidas fisicamente, Maggie Gyllenhaal mostra-nos uma Rachel mais madura e mais vivida. "O Cavaleiro das Trevas" é um filme imperdível, vejam.



5*

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Batman - O Início





Finalmente vi este filme e gostei muito, achei brilhante a capacidade de Christopher Nolan conseguir ir ao fundo do passado e mostrar-nos como nasceu Batman. Descobrimos o que levou Bruce Wayne (Christian Bale) a tornar-se no protetor da sua cidade Gotham e de várias pessoas, depois do assassinato dos seus pais Bruce quer lutar contra a injustiça e meter medo a quem faz o mal.

Christopher Nolan é um dos meus realizadores favoritos e realizador de "A Origem", filme que verei brevemente para crítica, e "Batman - O Início" (título português) tem a essência deste realizador que são os grandes efeitos especiais. Apesar de este filme não estar excelente está muito bom e Christian Bale consegue carregar o filme às costas, mas também precisa de ajuda dos restantes personagens que nos ajudam a perceber melhor a história da lenda que é Batman.

"Batman Begins" é um filme de 2005, com realização de Christopher Nolan e argumento bipartido entre o realizador e David S Goyer. No elenco contamos com Christian Bale, Michael Caine, Liam Neeson, Katie Holmes, Gary Oldman, Rutger Hauer, Tom Wilkinson, Ken Watanabe, Morgan Freeman, Linus Roache, Sara Stewart, Gus Lewis, Emma Lockhart, entre outros.

Em "Batman - O Início" temos muita ação, bons twists, um vilão no mínimo bizarro, efeitos especiais excelentes e algum drama juntamente com alguma comédia. Aconselho este filme e para quem ainda não o viu ainda vai a tempo, pois muitos já o consideram um clássico.



4*

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Nas Nuvens





"Nas Nuvens" (título nacional) tem uma história bem conseguida e através da história pessoal e profissional de Ryan Bingham (George Clooney) percebemos o filme e as variadas histórias, mesmo que pequenas, que estão nele.

O trabalho de Ryan é despedir pessoas no lugar dos chefes dessas e para isso tem de viajar, o que não se importa pois as nuvens, os aviões, os aeroportos e os hotéis são o seu lar. Ryan é livre e o seu estilo de vida também o é, mas é um indivíduo solitário e "Nas Nuvens" fala-nos também sobre solidão.

Durante as suas muitas viagens este apaixona-se por Alex Goran (Vera Farmiga), que é uma pessoa como ele mas no feminino. Contudo as viagens de Ryan poderão estar a acabar, pois a sua colega Natalie Keener (Anna Kendrick) arranjou uma maneira mais barata de fazerem o seu trabalho, que é em frente a um computador e despedirem pessoas sem terem de se deslocar aos locais.

Pelo meio temos oportunidade de assistir ao casamento de Julie (Melanie Lynskey), conhecemos o melhor e o pior das personagens principais e há uma reviravolta na história.

"Up In the Air" (título original) é um filme de 2009, dirigido por Jason Reitman, com argumento partilhado entre o realizador e Shelton Turner e adaptado do livro homónimo de Walter Kirn. Nos principais papéis temos George Clooney, Anna Kendrick e Vera Farmiga e contamos no elenco com Melanie Lynskey, Amy Morton, Jason Bateman, Danny McBride, Zach Galifianakis, entre outros.

"Nas Nuvens" fala-nos de crise, de desemprego, mas também nos fala de novas oportunidades, da importância da família e da necessidade de ter um lar, um verdadeiro sítio para ficar. Um filme que está muito bom, pois consegue misturar perfeitamente comédia e drama com os altos e baixos da vida.



4*

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Comando





Esta curta-metragem portuguesa é razoável, é um filme que se vê mas nada mais. Tem muita ação, tem poucas falas e é interessante, mas deixa a desejar. Este filme passa-se numa guerra onde um soldado tem de entregar um envelope ao oficial que está no comando, mas essa tarefa torna-se difícil dado o caos que se gerou.

"Comando" é uma curta-metragem de 2010 realizada por Sonat Duyar e Patrício Faísca, que tem Sonat Duyar também como argumentista e com o ator Nuno Custódio no principal papel. Aconselho este filme, penso que quem goste de filmes de guerra irá gostar deste apesar de ser violento.



2*

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Sem Sinal





Para mim a curta-metragem "Sem Sinal" foi uma das piores que vi, se não a pior. Não gostei da história e até a achei um bocado parva.

Um filme que tem algumas piadas que não têm piada, uma história que deixa muito a desejar e que sinceramente é má.

"Sem Sinal" (filme de 2012) tem argumento e realização a cargo de António Mendonça e com João Pires, Francisco Rodrigues, Emanuel Roque, António Mendonça, Miguel Marques, Hélder Gomes e Hugo Dias.

Algumas das piadas na curta-metragem eram escudas ou não faziam rir e pronto acho que disse tudo, não gostei deste filme.



1*

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Sobre Vivência





"Sobre Vivência" é um filme que nos alerta para os estereótipos que existem na vida, deixa uma mensagem contra o racismo e deixa um aviso que é as aparências iludem.

Esta curta-metragem tem uma história excelente que nos é mostrada de uma forma quase poética e por nos falar também sobre teatro é muito teatral, como uma das personagens diz "o teatro é sobre vivência", tal como a vida que é preciso ter vivência e saber lidar com ela.

Esta curta foi filmada na Arrentela, Seixal que é o meu concelho. Um filme excelente, com uma história sobre a vida e não tenho muito mais a dizer além de aconselhar a sua visualização.

"Sobre Vivência" é um filme realizado em 2009 por João Azevedo e Luís Lobo, que dividem o argumento com Joana Cunha. No elenco principal temos Ricardo Borges, Glória de Matos e Francisco Pestana.



5*

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Flor Desfeita





Esta curta-metragem está muito boa, tem um bom argumento e a história é engraçada, mas deixa algumas pontas soltas e coisas por revelar.

"Flor Desfeita" foca-se no mundo da prostituição em casa de alternes e das vantagens e desvantagens dessa vida, tudo começa quando Joana (Rita Elias Garcia) descobre que a sua prima Rita (Ana Guiomar) trabalha nesse mundo. Pouco depois Joana entra também nesse mundo, que lhe é apresentado pela dona do bar (Teresa Chan).

O título tem tudo a ver com o final inesperado, pois este interliga-se às últimas cenas de uma maneira quase perfeita. Aconselho esta curta, são apenas seis minutos e alguns segundos que são bem passados. Conheça o doce amargo deste mundo, que tanto pode ter desvantagens ou vantagens.

"Flor Desfeita" é um filme de 2010, realizado e argumentado por Susana Barroso e que conta nos principais papéis com Ana Guiomar, Ritas Elias Garcia, Jorge Almeida e Teresa Chan.



4*

domingo, 19 de agosto de 2012

Quando o Anjo e o Diabo Colaboram





A história desta curta-metragem começa com uma aposta entre o Anjo (Sandra Celas) e o Diabo (Rui Santos), que serviria para se saber para onde iria o maior número de pessoas. Quem teria mais mortos à porta, o Céu ou o Inferno?

"Quando o Anjo e o Diabo Colaboram" tem uma história engraçada, mas tem algumas falhas. Os diálogos entre o Anjo e o Diabo são um bocado forçados, mas isso é o menos. A história é baseada no "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente e para mim conseguiu captar um bocado da sua essência, aconselho esta curta-metragem.

"Quando o Anjo e o Diabo Colaboram" é um filme de 2009, realizado por Paula Soares, produzida por Inês Sirgado e com argumento de Sara Toscano Oliveira, Cátia Rodrigues e Paula Soares. No elenco contamos com Sandra Celas, Fernando Ferrão, André Gago, Luís Magalhães, Ana Padrão, Rui Santos, Eduardo Viana, Filipe Vargas e João Villas-Boas.



3*

sábado, 18 de agosto de 2012

O Labirinto do Fauno







Finalmente percebi este filme que não tem apenas uma história sobre guerra ou sobre um mundo mágico, fala-nos na esperança na liberdade e mostra-nos o que conseguimos criar com a nossa imaginação. "O Labirinto do Fauno" (título português) conta-nos a história de Ofelia (Ivana Baquero), uma rapariga de 10 anos que ainda acredita em fadas e que se muda com a sua mãe para a casa do padrasto, um oficial fascista chamado Vidal (Sergi López).

Carmen (Ariadna Gil) está grávida e doente e por isso não pode dar tanta atenção à sua filha Ofelia, que entretanto encontra um labirinto onde conhece Fauno, uma criatura mágica. Para se tornar princesa Ofelia terá de cumprir três tarefas antes da lua cheia, será que conseguirá?

"El Laberinto del Fauno" (título original) é um filme de 2006, com realização e argumento a cargo de Guillermo del Toro e que conta nos principais papéis com Ivana Baquero, Sergi López, Ariadna Gil, Maribel Verdú, Doug Jones, Álex Angulo e Roger Casamajor.

Esta história é passada em Navarra, Espanha no ano de 1944, alguns anos depois do fim da Guerra Civil de Espanha, onde um grupo de rebeldes continua a lutar contra a ditadura. "O Labirinto do Fauno" caracteriza bem uma época de guerra, de tortura e de luta pela liberdade. Algumas das cenas de tortura contra os rebeldes são intrigantes mas transmitem realismo, sendo algumas das cenas tão realistas que até arrepiam.

O filme mostra-nos o fim e o início de uma nova vida, como são os casos do fim da opressão e o início da liberdade e o caso da morte e do que pode haver depois desta. Apesar de para mim o filme não estar excelente está muito bom, aconselho.

No filme destaco a caracterização das criaturas, que estão excelentes e arrepiantes. "O Labirinto do Fauno" mostra-nos também que sem imaginação a vida torna-se monótona e tem uma mensagem muito importante, o filme avisa-nos que para travar qualquer guerra é preciso derramar sangue inocente.



4*

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Corrida





"A Corrida" tem uma história algo divertida, um bom elenco, drama, alguma comédia e um final engraçado. Mas não vai mais além, sendo apenas um filme razoável. A curta conta-nos a história de Anacleto (José Neto), um sem-abrigo que corre à beira Tejo, que entretanto é convidado para ser protagonista de um anúncio.

"A Corrida" é um filme de 2010 com realização e argumento a cargo de Catarina Carrola e Rui Madruga, no elenco contamos com Custódia Gallego, José Neto, Mouzinho Larguinho e João Tempera.



2*

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O Tenente





Os pontos positivos da curta-metragem "O Tenente" são poucos, este filme tem um bom elenco, uma boa caracterização da época e um bom twist no final, mas nada mais. Os pontos negativos são que alguns dos diálogos não se percebem muito bem, haver algumas pontas soltas e ficarmos sem saber algumas coisas. Não é um filme mau de todo, acho até que é razoável.

"O Tenente" é um filme de 2010, com realização e argumento a cargo de Rafael Antunes, aluno da Universidade Lusófona, no elenco principal podemos contar com Adriano Carvalho, João Perry e Rui Mendes. Apesar de para mim ser razoável aconselho todos a ver.



2*

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Os Mercenários 2





Muita ação misturada com alguma diversão é o que "Os Mercenários 2" nos oferece, um excelente filme que apesar de começar morno fica cada vez mais bombástico. Neste filme Barney Ross (Sylvester Stallone) regressa com a sua equipa para um trabalho que aparentemente era fácil, mas tudo corre mal quando um deles morre, a partir daí o grupo vai atrás dos inimigos em busca de vingança.

Um filme com muitos tiros, alguma violência, muita porrada, alguns momentos hilariantes e um grande elenco. Um dos momentos altos do filme foi a divinal entrada de Chuck Norris, sem dúvida uma cena que marca o filme e pouco depois da sua chegada rimo-nos com um trocadilho direcionado à sua personagem.

"The Expendables 2" é um filme de 2012 realizado por Simon West e o seu argumento está a cargo de Richard Wenk, Sylvester Stallone, no filme contamos no elenco com Jason Statham, Sylvester Stallone, Jet Li, Dolph Lundgren, Chuck Norris, Jean-Claude Van Damme, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, Terry Crews, Randy Couture, Nan Yu, Scott Adkins, Charisma Carpenter e Liam Hemsworth, entre outros.

Este filme tem tudo para passarmos um bom momento no cinema, muita mas muita ação, algum drama e muita comédia. "Os Mercenários 2" tem também um vilão mau como às cobras, uma mulher de armas e neste filme vimos finalmente Bruce Willis em ação. Pode também ver neste blog a crítica de "Os Mercenários".



5*

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Os Mercenários





Ação, muita ação é o que este filme nos oferece, "Os Mercenários" (título nacional) é um filme com um grande elenco, tem muita energia e tem excelentes efeitos tanto visuais como sonoros. Muitos tiros, muita porrada, mas acima de tudo muita adrenalina.

Tudo começa quando um grupo de mercenários, soldados que servem por dinheiro um governo estrangeiro, são contratados para tirar do poder um ditador num país da América do Sul. No reconhecimento do território Barney Ross (Sylvester Stallone) e Lee Christmas (Jason Statham) apercebem-se que o trabalho que lhes encomendaram não vai ser nada fácil, mas vão tentar ao máximo acabá-lo.

"The Expendables" é um fillme de 2010 realizado pelo próprio Sylvester Stallone, que também está a cargo do argumento em parceria com Dave Callaham. No elenco podemos contar com Jason Statham, Sylvester Stallone, Jet Li, Dolph Lundgren, Eric Roberts, Randy Couture, David Zayas, Giselle Itié, Charisma Carpenter, Terry Crews e Mickey Rourke, entre outros. Posso afirmar que é muito bom rever alguns destes atores de volta à ação, esta história deu-nos esta prenda.

Gostei da história, achei-a muito interessante e agora espero ver brevemente a sequela. As explosões, os tiros, as lutas, o palácio a ir pelos ares, foram algumas das coisas que me fizeram adorar o filme, não costumo gostar de filmes violentos, mas este surpreendeu-me.

Já o tinha visto no cinema no fim de semana de estreia em Portugal, mas agora revi e aproveitei para escrever esta análise, pois na altura este blog ainda não existia.

Dou destaque também para a bela atriz brasileira Giselle Itié, gostei do seu desempenho. Aconselho vivamente a verem e viverem o filme, pois dá-nos uma grande sensação de adrenalina.


5*

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sou o Número Quatro





Eu já há muito tempo que estava para ver este filme e agora que já tenho o DVD vi "Sou o Número Quatro" (título nacional) e não me desiludi, pois achei o filme extraordinário. A história do filme agradou-me e os efeitos cativaram-me, excelente.

Em "Sou o Número Quatro" conhecemos a história de John Smith (Alex Pettyfer, que recentemente vimos em "Magic Mike") um jovem alienígena que se tenta adaptar à Terra, depois do seu planeta ter sido dizimado por criaturas inimigas. No início do filme John tem de fugir com o seu guardião Henri (Timothy Olyphant) pois já mataram três jovens como ele.

John é o Número Quatro portanto é o próximo e tem de ter cuidado para não ser conhecido mas em Paradise, a sua nova cidade, ele apaixona-se por Sarah (Dianna Agron, a loirinha de "Glee") e faz amizade com Sam (Callan McAuliffe). Será que John conseguirá sobreviver?

"I Am Number Four" (título original) é um filme de 2011, é realizado por DJ Caruso, tem argumento de Alfred Gough, Miles Millar e Marti Noxon e é baseado na obra escrita por Jobie Huges e James Frey sob o pseudónimo Pittacus Lore. No elenco estão presentes os nomes de Alex Pettyfer, Timothy Olyphant, Teresa Palmer, Dianna Agron, Callan McAuliffe, Kevin Durand e Jake Abel, entre outros.

Um dos destaques do filme vai para a atriz Teresa Palmer que me surpreendeu, pois a maior parte das cenas que entra são brutais. Não conhecia muito bem o trabalho desta atriz, mas agora fiquei mais atento. Uma das cenas em Número Seis (Teresa Palmer) aparece é literalmente estrondosa. Dou destaque também à caracterização dos Mogadorianos, pois está mesmo muito bem conseguida.

Em suma, "Sou o Número Quatro" é um filme para ver e rever. Espero que haja sequela, pois quero saber mais sobre a caixa que John tem. Um dos melhores que vi este mês em DVD, aconselho.



5*

domingo, 12 de agosto de 2012

Fotograma 23





Gostei muito da história da curta-metragem "Fotograma 23", pois vi-me no lugar dos fotógrafos. Neste filme dois fotógrafos observam os fotogramas que obtiveram e um destes capta-os de tal maneira que ambos contam a história da pessoa fotografada e achei esta ideia interessante, pois às vezes ponho-me a pensar o que é que as pessoas que vimos na rua vão fazer e qual é a história delas.

Esta curta-metragem de 2011 foi realizada por Victor Santos e conta no elenco com Sara Costa, Janela Magalhães, Alexandre Sá, Filipe Leite e Eva Rothes. Aconselho este filme, pois está muito bom, deixe-se envolver nesta história.



4*

sábado, 11 de agosto de 2012

Não Sei Como Ela Consegue





"Não Sei Como Ela Consegue" (título nacional) conta-nos a história de Kate Reddy (Sarah Jessica Parker) e de como esta consegue conciliar a sua vida profissional e pessoal. Para ela não é fácil ter dois filhos e estar sempre em viagens de trabalho, mas ela consegue fazê-lo. É um bom filme para nos fazer rir, mas tem algumas falhas.

"I Don't Know How She Does It" (título original) é um filme de 2011, realizado por Douglas McGrath, com argumento a cargo de Aline Brosh e baseado na obra homónima de Allison Pearson. No elenco, uma das coisas boas deste filme, contamos com Sarah Jessica Parker, Pierce Brosnan, Greg Kinnear, Christina Hendricks, Kelsey Grammer, Seth Meyers, Jane Curtin, Mark Blum, Busy Philipps, Sarah Shahi, Emma Rayne Lyle, Julius Goldberg, Theodore Goldberg, James Murtaugh e Jessica Szohr, entre outros.

No filme havia entrevistas sobre Kate às várias pessoas que a rodeavam, mas algumas dessas pequenas conversas eram parvas e desnecessárias. O que salva o filme é o elenco, a história é engraçada e a personagem Kate oferece-nos alguns momentos hilariantes. Divirta-se a ver "Não Sei Como Ela Consegue", pois dá para rir.




3*

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Sem Prada Nem Nada





Este filme surpreendeu-me bastante pela positiva, pensava que não ia gostar mas está muito bom. "Sem Prada Nem Nada" (título português) conta-nos a história de duas irmãs, Nora (Camilla Belle) e Mary (Alexa Vega), que depois da morte do pai delas a vida luxuosa que levavam acabou, devido às dívidas deste. As irmãs são brigadas a mudarem-se para a modesta casa de Aurélia (Adriana Barraza), tia de ambas, que vive num bairro latino de Los Angeles (LA).

Nora e Aurélia, descendentes de mexicanos, têm de se habituar à nova vida e necessitam de se esquecerem de algumas mordomias. Contudo descobrem o significado de família, entreajuda e amizade, encontram um novo modo de vida. Este filme passa algumas mensagens, sendo capaz de mostrar e bem os vários mundos que uma cidade com LA pode ter.

"From Prada To Nada" (título original) é um filme de 2011, realizado por Angel Garcia e tem como argumentistas Fina Torres, Luis Alfaro e Craig Fernandez. No elenco principal contamos com as belíssimas Camilla Belle e Alexa Vega, já entre os atores secundários temos Adriana Barraza, Nicholas D'Agosto, Norma Reyna, Luis Rosales, Catalina López, Alexis Ayala, Pablo Cruz, April Bowbly e Wilmer Valderrama.

Apesar de estar muito bom o filme tem falhas, deixa algumas coisas por explicar, tem algumas pontas soltas e peca por ser um bocado previsível. "Sem Prada Nem Nada" tem uma história fresca, é divertido e dá para nos entreter bastante. Gostei da música e do ambiente, achei a história interessante e aconselho a verem.



4*

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

127 Horas





Este filme é baseado na história verídica do montanhista Aron Ralston, que no filme é interpretado por James Franco, que luta por sobreviver depois de ficar preso num desfiladeiro no Utah, Estados Unidos da América. Durante o tempo que está a tentar arranjar uma solução para sair dali, Ralston recorda a família, os amigos,as duas caminhantes que conheceu antes do acidente.

"127 Horas" [título português] foi dos poucos filmes que me intrigou ultimamente, pois senti-me no lugar do montanhista. Se eu estivesse na situação dele provavelmente entraria em pânico ou morreria, o filme é muito claustrofóbico e há cenas que tem cenas que me deram a volta ao estômago, principalmente a parte em que ele teve de cortar o braço. Durante os cinco dias que ficou preso, Aron tinha muita pouca água para sobreviver e ia gravando com a sua câmara o relato destes dias em que estava no meio do nada.

Apesar disto tudo o filme tem alguns pontos negativos, penso que haja partes um bocado monótonas e aborrecidas, logo no início. Mas prima por nos colocar na pele do protagonista e tenho a dizer que a caracterização de James Franco está muito boa, um filme que me arrepiou e intrigou.

Além disto tudo a banda sonora é muito boa, aconselho. James Franco está excelente na cena em que a personagem entra em paranóia, onde parece estar a entrevistar-se a si próprio com alguma comédia. As alucinações que ele tem, o desespero e as dores são tudo coisas que mexem um bocado conosco, pelo menos mexeram um bocado comigo.

"127 Hours" [título original] é um filme de 2010, mas que em Portugal apenas estrou a 24 de fevereiro de 2011. O filme é realizado por Danny Boyle, que divide o cargo de argumentista com Simon Beaufoy e é baseado no livro "Between a Rock and a Hard Place", escrito pelo próprio Aron Ralston. O elenco principal é apenas e só James Franco, que carrega o filme às costas. No elenco secundário temos Kate Mara, Amber Tamblyn, Sean Bott, Treat Williams, Koleman Stinger, John Lawrence, Parker Hadley, Kate Burton e Lizzy Caplan, entre outros.

Por estar no lugar do protagonista também eu me senti aliviado quando este conseguiu sair do desfiladeiro, conseguindo respirar mais facilmente e sem estar enclausurado. Aconselho vivamente a verem o filme, mas não aconselho que pessoas claustrofóbicas vejam "127 Horas".



4*

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Um Lugar para Viver





Quando o comprei não sabia o que pensar do filme, pois apenas o comprei por ter a excelente atriz Maya Rudolph no elenco. Vi o filme e adorei, surpreendeu-me completamente e achei-o excelente. Um filme sobre a busca do lugar certo para viver, uma história sobre a vida e uma história sobre o futuro que aí vem. Excelente, comovente e divertido.

"Um Lugar para Viver", título nacional, conta-nos a história de Burt (John Krasinski) e Verona (Maya Rudolph), que decidem ir em busca de um lugar para viver, onde irão criar a sua família, raízes e história. Verona parte em viagem grávida e com Burt no decorrer desta jornada encontrarão velhos amigos ou familiares que não viam há muito, muitas peripécias iram viver, muita gente estranha irá passar por eles e sempre juntos tentarão procurar o local perfeito.

"Away We Go", título original, é um filme de 2009 realizado por Sam Mendes e tem argumento de Dave Eggers e Vandela Vida. No elenco principal temos Maya Rudolph e John Krasinski, que têm uma química excelente e estão perfeitos nos seus papéis. No elenco secundário contamos com vários nomes, Carmen Ejogo, Catherine O'Hara, Jeff Daniels, Allison Janney, Jim Gaffigan, Maggie Gyllenhaal, Chris Messina, Melanie Lynksey, entre outros atores.

Um filme excelente, uma história deliciosa, um elenco excelente, cenas dramáticas, cenas cómicas, diversão e uma excelente banda sonora ao estilo Country. Aconselho vivamente a verem, "Um Lugar para Viver" é um dos mais belos filmes que vi ultimamente. O final do filme surpreendeu-me e comoveu-me, adorei.



5*

terça-feira, 7 de agosto de 2012

3x3





É um filme sobre insistir nos nossos objetivos e essa mensagem é-nos bem transmitida através de uma simples bola de basquetebol, um filme que me surpreendeu muito pela positiva e achei a história excelente. "3x3" (título nacional) é uma comédia muda, que nos guia excelentemente na história apenas através do lado icónico e do lado sonoro.

"How Engineers Play Basketball" (título inglês)foi realizado em 2009 por Nuno Rocha, que também está a cargo do fantástico argumento do filme. O elenco apenas tem dois atores, Ricardo Azevedo e João Marçal, mas apenas eles bastam para esta excelente história. Tem um final divertido e tem uma mensagem, a mensagem de não desistirmos dos nossos objetivos, nem que para isso tenhamos que trabalhar neles. Aconselho vivamente a ver, foram cinco minutos bem passados.



5*

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Lorax





Gostei do filme, surpreendeu-me pela positiva pois pensava que era apenas mais um filme de desenhos animados. Mas gostei da história e tem uma mensagem importante, uma mensagem em nome da natureza, contra a poluição e contra o abatimento de árvores.

"Lorax", título nacional, é adaptado do conto clássico de Dr Seuss e leva-nos numa história sobre a busca da Natureza. Ted (David Carreira) tem 12 anos e para ter o afeto da rapariga de que gosta vai em busca de uma árvore verdadeira para a agradar. Numa cidade sem árvores, uma cidade de "plástico" é preciso voltar a acreditar que é possível voltar a ter árvores e assim ar puro. No filme conhecemos a história do passado através de Once-Ler (Ricardo Afonso) e Lorax (José Jorge Duarte).

"The Lorax", título original, é um filme de 2012 realizado por Chris Renaud e Kyle Balda e com argumento a cargo de Ken Daurio e Cinco Paul. Na versão original contamos com as vozes de Danny DeVito como Lorax, Ed Helms na voz de Once-Ler, Zac Efron como Ted, Taylor Swift como Audrey e Rob Riggle como Mr O'Hare. Na versão portuguesa temos David Carreira como Ted, Mia Rose deu a voz a Audrey, José Jorge Duarte como Lorax e Pedro Bargado como Once-Ler. Nas vozes portuguesas contamos ainda com Custódia Galego, José Fidalgo, Ricardo Afonso e Simone de Oliveira.

É um bom filme, com boas músicas, divertido, cool e engraçado. Tem algumas cenas irritantes, tem algumas falhas, mas tem uma mensagem para todos e não só para as crianças. Vejam "Lorax", sejam amigos da Natureza e divirtam-se.



3*

domingo, 5 de agosto de 2012

Chicago





Finalmente consegui ver "Chicago" até ao fim, pois das primeiras vezes que o vi desistia de o ver e agora percebo o porquê. Quando era mais novo tentei ver este filme umas duas vezes, mas desistia do filme a meio e percebo que na altura não percebia a sua história. Hoje percebo o que se passa no filme e acho-o excelente, antes não percebia como se passava de uma prisão para um cabaret em segundos, mas agora vejo que a história deste filme deriva entre a realidade e a fantasia, sendo colocado habilmente entre ambas.

A história de "Chicago" passa-se em 1929, em Chicago, Roxie Hart (Renée Zellweger) é uma aspirante a cantora e tem como desejo seguir o mesmo caminho da artista Velma Kelly (Catherine Zeta-Jones) e consegue concretizar esse desejo quando ambas vão parar à prisão, acusadas de crimes diferentes. Roxie tenta escapar da prisão e da forca com a ajuda da encarregada da prisão Morton (Queen Latifah) e do advogado Billy Flynn (Richard Gere). Este filme cheio de sensualidade, paixão, dança, música, fama e crime é baseado no musical com o mesmo nome, escrito por John Kander, Fred Ebb e Bob Fosse.

"Chicago" é um filme de 2002, realizado por Rob Marshall e conta com o seu argumento a cargo de Bill Condon. No elenco contamos com os nomes de Catherine Zeta-Jones, Renée Zellweger, Queen Latifah, Richard Gere, Dominic West, John C Reilly, Christine Baranski, Colm Feore e Lucy Liu.

Achei fantásticas as passagens do mundo imaginário para o mundo real e respetivas misturas, achei as músicas fenomenais e o elenco é excelente. "Chicago" mereceu ter recebido o Óscar de Melhor Filme, Renéel Zellweger mereceu a nomeação ao Óscar de Melhor Atriz Principal, Catherine Zeta-Jones mereceu ter ganho o Óscar de Melhor Atriz Secundária e Queen Latifah mereceu ter sido nomeada ao mesmo Óscar, resumindo este filme mereceu os seis Óscares que venceu. Recomendo vivamente este filme pois está excelente, vejam este grande filme.



5*

sábado, 4 de agosto de 2012

Sem Limites





Edward Morra (Bradley Cooper) é um escritor que tem tido dificuldades em começar o seu trabalho, mas tudo muda quando este encontra o seu ex-cunhado Vernon (Johnny Whitworth). Vernon dá a Edward um comprimido supostamente legal chamado NZT para este experimentar. Esta droga leva Edward a utilizar 100% do seu cérebro, tornando-o mais intelectual, mais rápido e mais produtivo.

"Sem Limites" (título nacional) leva-nos numa viagem alucinante, mas deixa coisas por explicar. Edward acaba o seu livro em quatro dias, torna-se milionário em poucos dias, aprende línguas em pouco tempo, melhora a relação com a sua namorada Lindy (Abbie Cornish) e compra uma nova casa.

Tudo parece correr bem até que Edward se encontra com Melissa (Anna Friel), a sua ex-mulher, e esta lhe diz que o NZT é uma droga perigosa. A partir daqui tudo começa a descambar, homicídios misteriosos acontecem, Edward arranja inimigos e fica cada vez mais viciado. No meio disto tudo Edward conhece Carl Van Loon (Robert De Niro), tornando-se sócio deste.

"Limitless" (título original) é um filme de 2011, realizado por Neil Burger, com argumento de Leslie Dixon e baseado no livro "The Dark Fields" de Alan Glynn. No elenco principal contamos com Bradley Cooper, Robert De Niro, Abbie Cornish, Andrew Howard, Anna Friel e Johnny Whitwort.

O lado positivo do filme é que passeamos pela mente do protagonista, viajamos pela sua cidade com uma rapidez fascinante e mostra bem o que um viciado consegue fazer para obter a droga. Os pontos negativos são haver coisas por explicar, deixar pontas soltas por explicar e termos ficado sem saber alguns "mistérios" do filme.

"Sem Limites" é um bom filme que nos diverte, é visualmente bem construído e tem um bom elenco. Viaje por esta história, vejam este filme.



3*

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Romeu e Julieta - O Musical





"Romeu e Julieta - O Musical" transformou a história e tornou-a mais musical e cheia de dança, gostei muito do que vi e achei a ideia interessante. Apesar de me ter cativado falta-lhe algo, mas agradou-me muito e gostei.

Com músicas engraçadas, com um elenco conhecido para o público português, com cenários interessantes e com muita música este filme leva-nos a esquecer um bocado a tristeza da história e alegra essa história. Gostei do final, gostei muito da música e gostei da dança.

"Romeu e Julieta - O Musical" é uma curta-metragem de 2010 e tem argumento e realização a cargo Zara Pinto que foi aluna da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. No elenco principal temos Vítor Fonseca como Romeu, Vera Kolodzig como Julieta e David Mesquita como Páris, temos ainda Ana Vigário, Alexandre Ferreira, Mara Santos, Raquel Bravo e Rita Sousa.

Gostei muito e aconselho a ver, vejam "Romeu e Julieta - O Musical" e divirtam-se.



4*

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O Demónio





É um filme razoável, tem alguns sustos e não vai muito além. É um filme que deixa a desejar, mas tem uma coisa boa, ele mantém-nos agarrados até ao fim para descobrir o mistério. No entanto, tem mortes sem nexo, desaparecimentos sem nexo e algumas cenas sem nexo.

Em "O Demónio" (título nacional) algumas coisas acontecem sem depois ser explicadas, são apenas coisas do Diabo mas poderíamos saber como aconteceram. Tudo começa quando cinco estranhos entram num elevador e este avaria, tendo estes estranhos de conviverem uns com os outros. É um filme um bocado aborrecido, mas com uma história interessante e alguns sustos.

"Devil" (título original) é um filme de 2010 realizado por John Erick Dowdle e com argumento de Brian Nelson e M Night Shyamalan. No elenco principal temos Chris Messina, Jenny O'Hara, Bojana Novakovic, Geoffrey Arend, Jacob Vargas e Bokeem Woodbine.

O filme tem alguns pontos positivos, "O Demónio" é algo de claustrofóbico, mete algum medo, arrepia, mostra um bocado que o destino guia as nossas vidas e tem algumas cenas que nos arrepiam. Mas não vai muito além sendo razoável, aconselho.



2*

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A Cova





Este mês começo novamente não com uma longa-metragem mas com uma curta-metragem, o objetivo é mostrar que nem só de longas se faz o cinema português. "A Cova" tem uma história que não é muito má, mas para mim é um mau filme.

Tem um elenco conhecido do mundo do cinema português e tem uma bonita paisagem, mas achei a história confusa e com um desenrolar também confuso. Mete medo (mas pouco) e tem suspense, mas não tem muito mais do que isso.

"A Cova" foi realizada em 2010 por Luís Alves e tem argumento de Rodrigo Almeida e Sousa e Luís Alves. No elenco contamos com Afonso Pimentel, Ivo Canelas e Augusto Portela.

Apesar de não ter gostado de "A Cova" aconselho, vejam.



1*